Mais de US$ 4 bi deixaram o Afeganistão pela capital

Suspeitas de corrupção com a presença dos EUA no país fez com que dinheiro de ajuda fosse bloqueado por uma congressista americana

Londres – Pelo menos 4,2 bilhões de dólares em espécie deixaram o Afeganistão pelo aeroporto de Cabul nos últimos três anos e meio, informa a imprensa britânica, o que provoca novas preocupações sobre a corrupção em consequência da guerra no Afeganistão.

Uma congressista americana bloqueou na semana passada bilhões de dólares em ajuda ao Afeganistão depois que um relatório demonstrou que três bilhões de dólares deixaram o país em três anos.

Uma reportagem publicada nesta terça-feira pelo jornal britânico The Times informa, no entanto, uma quantia ainda maior, com base em uma carta enviada pelo ministro das Finanças afegão, Omar Zakhilwal, à representante americana Nita Lowey, que pediu a suspensão da ajuda.

“Nossos registros indicam que 4,2 bilhões de dólares foram transferidos através do Aeroporto Internacional de Cabul, apenas nos últimos três anos e meio”, escreveu Zakhilwal. “A quantia pode ser inclusive maior”, completa na carta.

No texto, com data de 30 de junho, dois dias depois da indignada Nita Lowey ter bloqueado a ajuda, o ministro das Finanças afegão também pediu a cooperação do governo dos Estados Unidos para determinar a origem do dinheiro.