Mais de mil jihadistas morreram no centro antigo de Mosul

As mortes, contabilizadas pela Polícia Federal iraquiana, ocorreram ofensiva para libertar a região histórica do EI

Mosul – Mais de mil jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) morreram desde o início da fase final da ofensiva no centro antigo da cidade de Mosul, no norte do Iraque, lançada em 19 de junho, informou nesta terça-feira à Agência Efe o comandante da Polícia Federal iraquiana, Raid Shaker Jaudat.

O militar detalhou que suas tropas destruíram oito túneis, cinco torres de comunicação e desativaram 310 cargas explosivas do EI desde o início da ofensiva para libertar a região histórica, o último reduto dos extremistas em Mosul.

Jaudat destacou que suas forças seguem fazendo buscas por explosivos no centro antigo da cidade, e também estão retirando as famílias que estavam sitiadas na região, um dia depois do anúncio da vitória sobre o grupo terrorista do primeiro-ministro iraquiano, Haidar al Abadi.

Em um comunicado “histórico” veiculado em diferentes canais iraquianos, Abadi proclamou a vitória total.

“De Mosul livre e libertada anunciamos a vitória para todos os iraquianos”, assegurou o chefe das forças armadas.

A ofensiva para expulsar o EI da província de Ninawa, cuja capital é Mosul, começou em outubro de 2016 e durou quase nove meses, em uma batalha em que não está ocorrendo a divulgação do número de baixas entre as forças iraquianas.

Em janeiro, as tropas iraquianas, com apoio de milícias e do exército curdo “peshmerga”, conseguiram recuperar a parte leste de Mosul, que é dividida em duas pelo rio Tigre, que atravessa a cidade de norte a sul, e em 19 de fevereiro foi iniciada a ofensiva final para recuperar a metade oeste da população.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s