Maior jornal do mundo, NYT declara apoio a Hillary

Em editorial publicado neste sábado, o NYT disse disse que a democrata deve ser presidente do país por seu “intelecto, experiência e coragem”

São Paulo – Um dos maiores e mais importantes jornais do mundo, o The New York Times declarou publicamente o seu apoio a Hillary Clinton na corrida presidencial dos Estados Unidos. Em editorial publicado neste sábado, o diário disse que a democrata deve ser presidente do país por seu “intelecto, experiência e coragem”.

“Em um ano eleitoral normal, estaríamos comparando os dois candidatos à presidência lado a lado por seus posicionamentos”, iniciou o NYT, “mas este não é um ano eleitoral normal”.

Na visão do jornal, em 40 anos de vida pública, Hillary estudou com profundidade os problemas que afetam hoje os EUA e elogiou seu histórico como Senadora por oito anos e Secretária de Estado por mais quatro. “Ela construiu uma reputação de coragem e colaboração bipartidária. Mostrou domínio das nuances políticas e diplomáticas e da habilidade de ouvir seus constituintes e colegas são excepcionais em Washington”.

Sobre o rival de Hillary, o polêmico republicano Donald Trump, a publicação se resumiu a criticá-lo por “não mostrar nada de concreto sobre si ou seus plano” e afirmou que se manifestará sobre sua candidatura em um novo editorial a ser publicado nos próximos dias. Mas deu uma pista do tom a ser adotado: “O Senhor Trump é o pior candidato já nomeado por um grande partido na história dos EUA moderno.”

O pleito final será realizado em novembro e só a partir então é que o mundo conhecerá o novo líder da maior potência do planeta. Por enquanto, as pesquisas de opinião sobre o tema trazem resultados inconsistentes e mostram que o eleitorado está dividido. Na última delas, contudo, divulgada na sexta, Hillary aparecia com uma vantagem de 4 pontos ante Trump.

Nesta segunda-feira, dia 26, o mundo observará com atenção ao primeiro debate a ser realizado entre os rivais na Universidade Hofstra, em Hampstead, Nova York.