Maduro manterá Constituinte apesar de rejeição em referendo

A coalizão de partidos de oposição Mesa da Unidade Democrática (MUD) disse que a consulta é vinculativa e que o governo deve acatar os resultados

Caracas – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta segunda-feira que vai manter a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte, apesar de ontem a oposição ter realizado uma consulta popular na qual quase 7 milhões de pessoas se manifestaram contra uma mudança da Carta Magna.

“Assim a convoco, uma constituinte pela independência e soberania, e a Europa que diga o que quiser, não nos importa o que a Europa diz”, declarou Maduro em pronunciamento no palácio presidencial de Miraflores em referência ao apelo que a União Europeia fez para que desistisse da iniciativa.

A coalizão de partidos de oposição Mesa da Unidade Democrática (MUD) disse que a consulta é vinculativa e que o governo deve acatar os resultados, mas o movimento chavista, que apoia Maduro, classificou o referendo como fraudulento.

“Hoje, Federica Mogherini, a chanceler da União Europeia, quis dar ordens ao governo da Venezuela. Insolente que acredita que nós estamos em 1809, quando recebíamos ordens dos impérios europeus. A Venezuela é um país livre, soberano”, afirmou Maduro.

Mogherini pediu que Maduro suspenda a Assembleia Nacional Constituinte e alertou que todas as opções, como sanções ao país, estão sobre a mesa para serem usadas.

“Federica Mogherini, você errou de país. A Venezuela não é colônia da União Europeia. Ninguém nos dar ordens. Na Venezuela, quem manda são os venezuelanos”, afirmou o presidente.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s