Macron supera Fillon em pesquisa de popularidade na França

Na pesquisa divulgada nesta terça-feira, Emmanuel Macron se tornou o mais popular de 25 políticos franceses de destaque, com aprovação de 35 por cento

Paris – O ex-ministro centrista Emmanuel Macron apareceu pela primeira vez à frente de seu rival conservador François Fillon em uma pesquisa de aprovação para a disputa pela Presidência da França, de acordo com levantamento feito pela empresa Odoxa para a revista L’Express e para a rádio France Inter.

Macron foi ministro da Economia do presidente socialista François Hollande até renunciar neste ano para criar seu próprio movimento político e se lançar como candidato independente para a eleição presidencial do ano que vem.

Na pesquisa divulgada nesta terça-feira, Macron se tornou o mais popular de 25 políticos franceses de destaque, com um índice de aprovação de 35 por cento — sem alteração em relação a um mês atrás.

Isso o colocou à frente do segundo colocado, Alain Juppé, que caiu 4 pontos percentuais e ficou com 33 por cento, e adiante de Fillon, que perdeu 6 pontos percentuais e ficou com 31 por cento da preferência.

No final de novembro, Fillon derrotou Juppé e conquistou a indicação conservadora para disputar a votação nacional de 2017.

A líder do partido direitista Frente Nacional, Marine Le Pen, ficou na quarta colocação e viu seu índice de aprovação crescer um ponto percentual, chegando a 27 por cento.

As pesquisas de intenção de voto mostram Fillon e Le Pen chegando em primeiro e segundo lugar no primeiro turno da eleição presidencial de abril próximo e disputando o segundo turno de maio, e se considera mais provável que Fillon conquiste a Presidência com uma maioria de dois terços.

A sondagem Odoxa entrevistou 995 pessoas nos dias 14 e 15 de dezembro.