Macron não exige saída de Assad como condição para negociar

O presidente francês quer estabelecer um grupo de contato, que contará com representantes de Assad, para fixar um mapa do caminho para alcançar a paz.

Paris – O presidente da França, Emmanuel Macron, indicou nesta quinta-feira que deixou de exigir a saída do governante sírio, Bashar Al-Assad, como uma condição prévia para negociar uma solução ao conflito neste país.

“Mudamos a doutrina francesa sobre a Síria para poder ter resultados e trabalhar de forma muito estreita com os nossos parceiros, em particular com os Estados Unidos”, disse em uma entrevista coletiva conjunta com o seu colega americano, Donald Trump.

Macron apontou que eles decidiram manter o trabalho comum, em particular com a intenção de estabelecer um grupo de contato, que contará com representantes de Assad, “mas também de outras vertentes”, para fixar um mapa do caminho para alcançar a paz.

O presidente francês disse que “nas próximas semanas” haverá uma iniciativa concreta por parte dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU.

Tanto ele como Trump, destacou, têm o objetivo comum de “erradicar os terroristas, todos os grupos terroristas”, e a intenção de construir uma solução política para o país duradoura e inclusiva.

Por essa razão Macron justificou ter abandonado como condição “sine qua non” a saída de Assad. “Faz cerca de sete anos que não temos contato” com ele e que delineamos esse requisito “sem nenhuma eficácia”.

Macron apontou como linha vermelha, que disse compartilhar tanto com Trump como com o presidente russo, Vladimir Putin, o uso de armas químicas.

Todo uso deste tipo de armamento “será alvo de represálias imediatas sobre o local de utilização ou de armazenamento”, acrescentou o chefe de Estado francês, que insistiu também na necessidade de estabelecer corredores humanitários para evacuar a população civil.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s