Lapid anuncia apoio a Netanyahu para formar novo governo

O político fez a declaração após se reunir com o presidente de Israel, Shimon Peres, em sua residência oficial em Jerusalém

Jerusalém – Yair Lapid, o dirigente do segundo partido mais votado nas eleições israelenses, o centrista Yesh Atid, disse nesta quarta-feira que apoia o nome de Benjamin Netanyahu para chefiar o novo governo.

O político fez a declaração após se reunir com o presidente de Israel, Shimon Peres, em sua residência oficial em Jerusalém.

“No passado era costume realizar calorosas negociações antes de apoiar um primeiro-ministro”, declarou Lapid, que participou da reunião com Peres ao lado de três membros de seu partido.

“Desta vez não ocorreu assim. Escrevemos em nossa plataforma que a pessoa que devia formar governo seria o líder do partido mais votado. Assim deixamos claro e esta é a recomendação que fizemos ao presidente. Trata-se de uma nova forma de fazer política”, disse.

O Yesh Atid foi a surpresa das eleições ao ficar em segundo lugar, com 19 cadeiras, depois da coalizão liderada por Netanyahu, o Likud-Beiteinu, que obteve 31 das 120 vagas do Parlamento.

O chefe de Estado israelense recebeu hoje os resultados oficiais das eleições gerais e iniciou consultas com os grupos políticos com o objetivo de designar o candidato que terá a missão de constituir o próximo governo.

Tudo indica que o atual primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, será o nomeado para formar uma coalizão governamental.

Amanhã, Peres concluirá suas consultas com os líderes dos grupos políticos que obtiveram representação parlamentar.