Dólar R$ 3,28 0,12%
Euro R$ 3,67 0,12%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa -0,05% 63.227 pts
Pontos 63.227
Variação -0,05%
Maior Alta 22,54% JBSS3
Maior Baixa -4,09% CYRE3
Última atualização 25/05/2017 - 17:21 FONTE

Coreia do Norte diz que miniaturizou ogivas nucleares

Com a técnica, é possível colocar as ogivas em mísseis balísticos, o que facilitaria um ataque nuclear

O líder máximo da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, anunciou que seus cientistas conseguiram miniaturizar com êxito ogivas nucleares que podem ser colocadas em mísseis balísticos e, assim, conseguir uma “verdadeira” dissuasão – informou a agência oficial de notícias KCNA nesta quarta-feira.

“As ogivas nucleares foram padronizadas para serem colocadas em mísseis balísticos, graças à sua miniaturização”, destacou Kim, durante uma reunião com especialistas e técnicos nucleares, relatou a agência.

“Isso pode ser chamado de um verdadeiro elemento de dissuasão nuclear”, disse Kim, ainda de acordo com a KCNA.

Os comentários de Kim foram feitos um dia depois de a poderosa Comissão Nacional de Defesa norte-coreana ter evocado a possibilidade de um “ataque nuclear preventivo em nome da justiça” contra a Coreia do Sul e contra os Estados Unidos, em resposta às manobras militares iniciadas por esses países na segunda-feira.

Os especialistas se dividem sobre se Pyongyang foi realmente capaz de miniaturizar suas armas nucleares para conseguir colocá-las nas ogivas de seus mísseis. Vários oficiais americanos de alta patente acreditam que isso é possível.

As maiores dúvidas recaem sobre a principal capacidade do regime norte-coreano para poder dirigir mísseis balísticos no reingresso na atmosfera, algo indispensável caso queira lançar um ataque contra território continental americano.