Kerry chega a Israel em missão de paz

Esta será a primeira viagem do secretário de Estado a Israel após o acordo de Genebra sobre o expediente nuclear iraniano, rejeitado por Netanyahu

O secretário americano de Estado, John Kerry, chegou nesta quarta-feira a Israel para promover as negociações de paz diretas iniciadas há nove meses entre israelenses e palestinos.

Kerry se reunirá na quinta-feira com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e com o presidente palestino, Mahmud Abbas, informaram jornalistas e diplomatas americanos que viajam com ele.

Esta será a primeira viagem do secretário de Estado a Israel após o acordo de Genebra sobre o expediente nuclear iraniano, rejeitado por Netanyahu.

Kerry “informará (Benjamin Netanyahu) sobre as negociações do grupo 5+1 (China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Rússia e Alemanha), sobre o primeiro passo que acertamos e sobre os progressos em direção a um acordo completo” com o Irã, segundo um funcionário do departamento de Estado.

“É importante destacar que há um desacordo sobre a tática (envolvendo o Irã), pois os israelenses apoiam a ideia de um acordo completo, enquanto pensamos que um acordo preliminar era a única opção válida”.

“Negociamos agora um acordo completo e Kerry espera discuti-lo com o premier Netanyahu e sua equipe”.

Sobre as difíceis negociações entre israelenses e palestinos, Kerry “disse que sempre irá a região quando tiver a impressão de que pode ajudar pessoalmente no avanço do processo (de paz). É o objetivo desta viagem”, destacou o funcionário.

John Kerry já viajou oito vezes ao Oriente Médio desde março passado e conseguiu relançar, no final de julho, negociações diretas entre israelenses e palestinos.