Japão libera reservas de petróleo para cobrir 3 dias de uso

O setor energético do Japão está tendo dificuldades para suprir a demanda depois do terremoto devastador que atingiu o país na sexta-feira

Tóquio – O Japão irá liberar 1,26 milhão de quilolitros de petróleo bruto das reservas privadas do país, o suficiente para suprir a demanda de três dias, disse nesta segunda-feira o ministro do Comércio japonês, Banri Kaieda.

O Japão tinha, no final de dezembro, reservas nacionais de petróleo suficientes para 113 dias com os estoques do governo, e para 85 dias com os estoques do setor privado.

“Exigimos que o setor privado mantenha 70 dias de reservas de petróleo, mas iremos reduzir o período em três dias para 67 dias. Isso significa que estaremos liberando 1,26 milhão de quilolitros”, informou Kaieda em comunicado na TV.

O setor energético do Japão está tendo dificuldades para suprir a demanda depois do terremoto devastador que atingiu o país na sexta-feira e o subsequente tsunami, que danificaram diversas usinas nucleares e interromperam a transmissão de energia para quase 2 milhões de pessoas no norte do país.