Iraque vai construir muro de segurança ao redor de Bagdá

Os atentados são muito frequentes em Bagdá e a capital iraquiana reforçou suas medidas de segurança desde a ofensiva em 2014 do EI

O Iraque está construindo um muro de segurança de três metros de altura e uma trincheira ao redor de Bagdá, a capital do país, para frear os ataques jihadistas, anunciou nesta quinta-feira um responsável de segurança.

“Começamos a construir um muro de três metros de altura e uma trincheira ao redor”, indicou à AFP o general de brigada Saad Maan.

O objetivo é evitar a infiltração de terroristas e carros-bomba. Os atentados são muito frequentes em Bagdá e a capital iraquiana reforçou suas medidas de segurança desde a ofensiva em 2014 do grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

A construção será realizada em duas fases com o objetivo de proteger primeiro as zonas situadas ao norte e a oeste de Bagdá, onde estão os territórios controlados pelo EI.

Após a primeira fase, que durará seis meses, a metade dos postos de controle dentro da cidade serão retirados, indicou o general de brigada.

Bagdá está repleta de postos de controle que só permitem controles de segurança superficiais, mas provocam grandes engarrafamentos.