Inpe inaugura laboratório de pesquisa ambiental

São Paulo – O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) inaugurou o Laboratório de Pesquisa Ambiental em Aerossóis, Soluções Aquosas e Tecnologias (Laquatec), em São José dos Campos (SP).

O laboratório medirá a qualidade da água e de extratos aquosos de amostras ambientais e também verificará a concentração de determinados gases na atmosfera. Os resultados terão impactos em estudos sobre mudanças ambientais e climáticas, ciclos biogeoquímicos, emissão de poluentes, entre outros.

Os pesquisadores do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do Inpe realizarão a manipulação e análise de amostras ambientais, mas o Laquatec será utilizado também por pesquisadores de outros centros do Inpe, como os da Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), Sensores e Materiais (LAS), Combustão e Propulsão (LCP) e Observação da Terra (OBT), além de instituições parceiras.

Segundo o instituto, além de caracterizar quimicamente amostras ambientais (ar, água, solo, plantas) o laboratório colaborará no desenvolvimento e testes de tecnologias com aplicações na quantificação e detecção de espécies químicas.

O Laquatec já possui equipamentos para realizar análise por técnica de cromatografia a líquido, medições de carbono e nitrogênio e está adquirindo outras facilidades. O local está preparado para manipulação de amostras, calibração de sondas de qualidade de águas, caracterização de sensores, montagem de coletores de aerossóis, entre outras atividades.