Inmet alerta para baixos índices de umidade no DF e em sete estados

Meteorologia prevê temperaturas máximas de 38°C no Nordeste

Brasília – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso especial alertando para baixos índices de umidade relativa do ar neste fim de semana, no Distrito Federal, em Mato Grosso (exceto o sul e o sudoeste do estado), em Goiás, no norte e noroeste de Minas Gerais, no Tocantins, no centro e oeste da Bahia, no centro e sul do Piauí e no Maranhão. Nessas áreas, o alerta indica menos de 30% de umidade.
De acordo com o Inmet, na Região Centro-Oeste, o céu fica claro a parcialmente nublado com névoa seca no Distrito Federal e em Goiás. Em Mato Grosso, pancadas de chuva isoladas ocorrerão no sul e sudoeste do estado. O oeste e sul de Mato Grosso do Sul também terão pancadas e chuva.

Na Região Norte, ocorrerá névoa seca apenas no Tocantins. Há previsão de chuva para o norte e sudoeste do Amazonas, com pancadas de chuvas isoladas em Roraima e no oeste do Pará.

A meteorologia prevê temperaturas máximas de 38 graus Celsius (°C) no Nordeste. Estão previstas chuvas esparsas em Alagoas, Sergipe e no leste dos estados da Paraíba, de Pernambuco e da Bahia. Há possibilidade de chuvas isoladas no leste do Rio Grande do Norte.

Na Região Sudeste, o tempo fica encoberto a nublado com chuviscos isolados no Espírito Santo, na Zona da Mata, no leste e nordeste de Minas Gerais e possibilidade de chuva no sul de São Paulo. Uma névoa úmida atinge o Rio de Janeiro.

No Sul, as temperaturas ficam estáveis, mas as chuvas estão previstas para grande parte da região. Além de trovoadas, há possibilidade de queda de granizo em áreas isoladas do Rio Grande do Sul e no oeste e meio-oeste de Santa Catarina.