Hugo Chávez vence eleições com 54,42% dos votos

Capriles já cumprimentou Chávez pela vitória

Caracas – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, venceu neste domingo as eleições presidenciais de seu país com 54,42% dos votos, contra 44,97% do candidato da oposição, Henrique Capriles e governará até o ano de 2019, informou o Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

O presidente venezuelano obteve 7.444.082 votos frente a 6.151.544 de Capriles, com participação recorde de 80,94% do eleitorado, segundo os dados oficiais quando 90% das cédulas de votação foram apuradas.

Desta maneira, o presidente venezuelano, artífice do denominado ‘Socialismo do Século XXI’, conseguiu sua terceira reeleição e acumulará até 2019 um total de 20 anos no poder, já que foi eleito pela primeira vez em 1998 e governa desde o ano seguinte.

‘Mais uma vez tivemos um processo eleitoral tranquilo sem sobressaltos, com a alegria deste povo que decidiu sair para votar maciçamente’, afirmou a presidente do CNE, Tibisay Lucena.

Lucena também reconheceu o trabalho da Força Armada Nacional Bolivariana, encarregada de velar pela segurança desta jornada eleitoral.

Nestas eleições, além de Hugo Chávez e Enrique Capriles concorriam outros quatro candidatos, que, segundo os resultados oficiais, em nenhum caso conseguiram mais de 0,5% dos votos.

A presidente do CNE convidou os vencedores a comemorar sua vitória ‘com tranquilidade, pacificamente, como este povo merece’, enquanto aos perdedores disse que ‘participar de um processo eleitoral como este é uma vitória’, ao destacar que ‘o país inteiro saiu vencedor’.