Hillary Clinton discutirá Síria, na Arábia Saudita

A secretária de Estado dos EUA chegará nesta sexta à Riad

Riad – A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, chegará nesta sexta-feira a Riad para tratar com o rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdul Aziz, sobre a crise na Síria, informou à Agência Efe uma fonte do Ministério das Relações Exteriores saudita.

A fonte acrescentou que Hillary se reunirá também na capital saudita com os chefes da diplomacia dos países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) para estudar medidas que possam pôr fim à violência na Síria.

O analista político saudita Ahmed al Dufairi indicou à Efe que a responsável americana pretende investigar a posição saudita sobre a crise antes de participar da segunda cúpula dos ‘Amigos da Síria’, que começará neste sábado em Istambul, na Turquia.

O Departamento de Estado americano informou na segunda-feira que Hillary deve se reunir com o monarca saudita e o príncipe Saud al Faisal, ministro das Relações Exteriores do país árabe, importante aliado americano na região.

O departamento acrescentou também em comunicado que a secretária de Estado participará do fórum ministerial entre o CCG e os Estados Unidos, que tratará de assuntos bilaterais e regionais, como ‘os esforços para deter o derramamento de sangue na Síria’.

Os países-membros do CCG adotaram uma postura firme em relação à repressão na Síria, e algum deles, como a Arábia Saudita, defenderam em várias ocasiões o armamento da oposição, algo que desperta reservas nos EUA.