Governo francês lança aplicativo para combater desemprego

O app tem como meta "reforçar" a capacidade de ação dos empregados para ajudar-lhes a "dirigir melhor" seu percurso profissional

Paris – O governo da França apresentou nesta quinta-feira um aplicativo contra o desemprego com o qual pretende informar os trabalhadores sobre seus direitos a benefícios sociais e promover sua formação para adequar-se ao mercado de trabalho em transformação.

Denominado como “Conta Pessoal de Atividade”, o app funciona como um registro individual e tem como meta “reforçar” a capacidade de ação dos empregados para ajudar-lhes a “dirigir melhor” seu percurso profissional em um “mundo laboral em transformação”, informou hoje o Executivo francês em comunicado.

Segundo havia declarado anteriormente o presidente francês, o socialista François Hollande, se trata seguramente da reforma social “mais importante” de seus cinco anos de mandato, que acaba agora em 2017.

A conta, que pode ser aberta a partir dos 16 anos, registra as horas de formação que permitem uma melhora da qualificação laboral, fomenta a inserção dos jovens que entram no mercado de trabalho e oferece informações sobre os direitos de proteção social.

Neste aspecto, se centra especialmente nas profissões que, pelo perigo que entranham, necessitam menos anos de cotação para exigir uma aposentadoria integral.

A iniciativa também contempla a formação e o acompanhamento específico para que se promova a recuperação ou criação de uma empresa.

O desemprego, uma das principais preocupações dos franceses e cujo combate foi a principal promessa eleitoral de Hollande, afeta atualmente cerca de 10% da população da França.