Governo espanhol aprovará novo pacote de medidas anticrise nesta sexta-feira

Espanha fixou como meta para este ano reduzir o déficit público para 6% do PIB

Madri – O governo espanhol aprovará nesta sexta-feira um novo pacote de medidas contra a crise que busca reforçar o cumprimento do objetivo de déficit público.

A aprovação ocorrerá nesta sexta-feira na reunião do Conselho de Ministros, que será presidida pelo chefe do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.

O decreto lei que será aprovado terá que ser votado pelo Congresso dos Deputados na próxima terça-feira, dia 23, em uma sessão extraordinária.

No dia, Zapatero comparecerá a pedido da Casa para fornecer informações sobre a evolução da situação e das turbulências financeiras originadas pela crise nas dívidas soberanas de alguns países.

Entre outras medidas do decreto lei, está antecipar às grandes empresas o pagamento do Imposto de Sociedades e o corte da despesa farmacêutica, iniciativas com as quais o governo pretende economizar cerca de 5 bilhões de euros.

O governo espanhol fixou como meta para este ano reduzir o déficit público para 6% do Produto Interno Bruto (PIB), enquanto visa alcançar os 3% em 2013, como exige a União Europeia.