Governo britânico vende participação no Eurostar

O valor total da venda será de £757,1 milhões e faz parte de um plano de privatizações de £20 bilhões para reduzir a dívida britânica

Londres – O governo britânico chegou a um acordo para vender sua participação na companhia ferroviária Eurostar, que une Londres a Paris e Bruxelas, anunciou nesta quarta-feira o Departamento do Tesouro em comunicado.

O valor total da venda será de £757,1 milhões (€1 bilhão, ou $1,16 milhão) e faz parte de um plano de privatizações de £20 bilhões para reduzir a dívida britânica.

O CDPQ, fundo canadense voltado a investimentos institucionais, e o fundo britânico Hermes Infrastructure ficarão com 40% do capital da Eurostar a cargo de Londres (£585,1 milhões de libras), enquanto o Eurostar deterá as ações preferenciais (£172 milhões).

As companhias ferroviárias públicas da França (SNCF), que têm 55% do capital na Eurostar, e da Bélgica (SNCB) ainda têm a possibilidade de comprar os 40% britânicos se pagarem cerca de 15% a mais do que o preço acordado, como informado no comunicado.