Freiras sequestradas estão bem, diz núncio do Vaticano

Freiras de convento sírio encontram-se bem e foram levadas para a cidade de Yabrud, ao norte de Damasco, disse o núncio do Vaticano na Síria, Mario Zenari

Beirute – As freiras do convento sírio de Santa Tecla, feitas como reféns há dois dias em Malula, encontram-se “bem” e foram levadas provavelmente por seus sequestradores para a cidade vizinha de Yabrud, ao norte de Damasco, disse nesta quarta-feira à Agência Efe o núncio do Vaticano na Síria, Mario Zenari.

“A madre superiora pôde falar ontem pela noite por telefone com o Patriarcado grego-ortodoxo em Damasco e disse que as religiosas estavam bem”, explicou Zenari.

O núncio esclareceu que as treze freiras foram capturadas pelos rebeldes, embora tenha dito que, por enquanto, se desconhece o nome da brigada que as deteve.

“Até agora não se pode falar de sequestro, porque não se sabe o propósito desta ação”, afirmou.

Uma porta-voz do Patriarcado grego-ortodoxo de Antioquia e do Oriente Médio disse à Agência Efe que as freiras estão “bem” e possivelmente detidas em Yabru, mas não confirmou se a conversa com a madre superiora ocorreu.

O porta-voz rebelde Abu Nidal al Shami, da brigada Habib al Mustafa em Damasco, afirmou que as reféns estão “seguras na casa de muçulmanos em Yabrud”, sem revelar o nome da facção opositora que as capturou.

Em declarações à Agência Efe pela internet, Shami afirmou que ainda não foram iniciadas as negociação para a libertação das freiras.

As religiosas foram capturadas na segunda-feira durante o ataque insurgente à população de maioria cristã de Malula, próxima à capital e onde ainda se fala o aramaico, língua na qual se expressava Jesus Cristo.

O papa Francisco pediu hoje a libertação das religiosas ao término da audiência de quarta-feira: “Rezamos agora por estas freiras, por estas irmãs e por todas as pessoas sequestradas por causa de um conflito em andamento. Continuemos rezando e a trabalhar juntos pela paz. Confiemos em Nossa Senhora!”, pediu. 

*Atualização às 12h07 do dia 04/12/2013