Francês de 105 anos quer bater recorde de velocidade em bicicleta

Desafio será realizado no velódromo nacional de Saint-Quentin-en-Yvelines, cidade próxima à Paris

O francês Robert Marchand, de 105 anos, tentará na quarta-feira marcar um novo recorde de velocidade sobre uma bicicleta para pessoas de sua idade.

O desafio será realizado no velódromo nacional de Saint-Quentin-en-Yvelines, o mesmo no qual havia batido seu próprio recorde há três anos (26,927 km em uma hora).

Agora tentará ser a pessoa com mais de 105 a pedalar mais rápido em uma bicicleta.

“Não estou tão bem quanto há dois anos, se estivesse seria um fenômeno, mas não sou um fenômeno”, declarou com modéstia e tom de brincadeira.

Robert Marchand acredita que poderá percorrer 23 ou 24 quilômetros em uma hora. “Se fizer 30 dirão que estava dopado”, sorri.

“Durante toda a minha vida pratiquei esportes, comi muitas frutas e legumes, não muito café, sem cigarros e pouco álcool”, explica como fatores chave para sua invejável forma física.

A psicóloga e professora universitária Veronique Billat, que o acompanha desde que completou 100 anos, completa o mistério: “Seu corpo é pequeno, mas tem um coração que bombeia tanto sangue por minuto como o de uma pessoa maior”. Sua personalidade também desempenha um papel: “Tem uma grande determinação, não hesita, não tem medo de tentar as coisas”.

Marchand diz não temer a morte, apenas a paralisia. Enquanto isso, não para de pedalar.