França realiza 1º disparo contra veículo pró-Kadafi na Líbia

O ataque do avião francês foi o primeiro em aplicação da resolução 1973 da ONU, adotada na quinta-feira depois de árduas negociações

Paris – Um avião de combate francês efetuou neste sábado seu primeiro ataque aéreo na Líbia contra um “veículo pró-Kadafi”, anunciou o Estado Maior das Forças Armadas, horas depois de uma cúpula internacional para definir o dispositivo militar contra o líder líbio, Muamar Kadafi.

Uma aeronave francesa disparou neste sábado contra um veículo “claramente identificado como pertencente às forças pró-Kadafi”, indicou o porta-voz do Estado Maior das Forças Armadas, Thierry Bruckhard.

Era “um veículo inimigo que ameaçava a população civil”, completou.

Mais cedo, o mesmo porta-voz tinha indicado que “às 17h45 locais (13h45 de Brasília) foi efetuado um disparo contra um veículo das forças” do líder líbio Muamar Kadafi.

Esse ataque do avião francês foi o primeiro em aplicação da resolução 1973 da ONU, adotada na quinta-feira depois de árduas negociações, que autoriza o uso da força contra o regime do líder líbio para proteger a população civil.

Aviões franceses sobrevoavam neste sábado o território líbio para impedir “ataques aéreos” das forças militares do regime de Kadafi sobre Benghazi, reduto da insurreição no leste do país, tinha antecipado horas antes o presidente francês, Nicolás Sarkozy, no final da cúpula que presidiu em Paris.

O presidente tinha afirmado que esses aparelhos estavam “preparados para intervir contra tanques”.