Dólar R$ 3,27 -0,54%
Euro R$ 3,65 0,07%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa 1,36% 64.085 pts
Pontos 64.085
Variação 1,36%
Maior Alta 4,89% RADL3
Maior Baixa -6,09% JBSS3
Última atualização 26/05/2017 - 17:20 FONTE

Filme sobre ascensão do populismo causa polêmica na França

No longa "Chez nous", que chegará aos cinemas em fevereiro, uma das personagens lembra Marine Le Pen, candidata da Frente Nacional

Um filme sobre a ascensão do populismo no qual se destaca uma líder de extrema direita que lembra a francesa Marine Le Pen será lançado na França dois meses antes das eleições, e já causa polêmica.

“Chez nous” (Nossa Casa), dirigido pelo belga Lucas Belvaux e que chegará aos cinemas em fevereiro, narra a história de uma enfermeira do norte da França a quem um partido extremista, o “Bloco Patriótico”, tenta convencer a ser sua candidata.

As posições nacionalistas e anti-imigrantes do partido e o cabelo curto e louro de sua líder, vivida pela atriz Catherine Jacob, recordam claramente a Frente Nacional (FN) e Marine Le Pen.

O vice-presidente do partido, Florian Philippot, taxou de “escandaloso” o fato de o filme ser claramente contra a Frente Nacional.

Belvaux se defendeu das acusações, afirmando que seu filme não é uma obra de militância. “É um filme feito para suscitar o debate, não para provocar a FN”.

As pesquisas de opinião prognosticam que Le Pen passará para o segundo turno das eleições de maio, mas que perderá frente ao candidato conservador François Fillon no segundo turno.