Farc e governo colombiano anunciam avanço sobre narcotráfico

Governo do presidente Juan Manuel Santos e as Farc discutem atualmente uma solução para o problema das drogas ilícitas

Havana- O governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram, neste domingo, progressos nas negociações sobre o tráfico de drogas, um dos pontos mais polêmicos que foram discutidos por ambos os lados nas conversas pela paz que já duram 15 meses em Cuba.

O governo do presidente Juan Manuel Santos e as Farc discutem atualmente uma solução para o problema das drogas ilícitas, depois de terem alcançado acordos parciais sobre questões agrícolas para dar maior acesso à terra para os trabalhadores rurais e a garantia para o exercício da oposição política aos guerrilheiros.

“Ao longo desta série de negociações, temos avançado substancialmente na construção de acordos sobre diversos aspectos contidos na solução para o problema das drogas ilícitas”, disseram a guerrilha e o governo colombiano em uma declaração conjunta à imprensa.

Santos, que está buscando a reeleição nas eleições no final de maio, tem como principal bandeira da sua gestão a busca da paz com o grupo rebelde para terminar um conflito armado de 50 anos, que deixou mais de 200 mil mortos.

Uma nova rodada de negociações terá início em 4 de abril.