Exército sírio recupera total controle de Aleppo

Essa foi a maior conquista do governo de Bashar al-Assad desde o início da guerra em 2011

O regime sírio retomou nesta quinta-feira o controle total de Aleppo, segunda maior cidade do país, conquistando sua maior vitória frente aos rebeldes desde o início da guerra, em 2011.

“Graças ao sangue dos nossos mártires e aos sacrifícios das nossas valorosas forças armadas, assim como das forças auxiliares e aliadas (…), o estado-maior das forças armadas anuncia o retorno da segurança a Aleppo, após sua libertação do terrorismo e dos terroristas e da saída daqueles que ali permaneciam”, anunciou o exército sírio em um comunicado.

“Esta vitória representa uma guinada estratégica (…) na guerra contra o terrorismo (…), reforça a capacidade do exército sírio e seus aliados a vencer a batalha contra os grupos terroristas e estabelece as bases de uma nova fase para tirar o terrorismo de todo o território da República Árabe Síria”, indicou o texto.

O anúncio foi feito depois da saída do último comboio de rebeldes e civis do leste de Aleppo, ex-reduto rebelde da metrópole, que caiu após um mês de uma violenta campanha de bombardeios aéreos e terrestres.

Ao perder seu bastião, transformado em ruínas após os violentos bombardeios, os rebeldes sofreram seu pior revés desde o início da guerra.