EUA e Cuba retomam diálogo bilateral na próxima segunda

A subsecretária de Estado americana para Assuntos do Hemisfério Ocidental viaja no domingo, onde retoma diálogo sobre o restabelecimento das relações com Cuba

A subsecretária de Estado americana para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Roberta Jacobson, viaja no domingo para Cuba, onde retoma o diálogo bilateral sobre o restabelecimento das relações diplomáticas e a reabertura das embaixadas – informou o Departamento de Estado nesta sexta-feira.

De acordo com os EUA, Jacobson se reunirá com a equipe cubana liderada pela diretora da Divisão de América do Norte do Ministério cubano das Relações Exteriores, a diplomata Josefina Vidal.

As duas negociadoras já tiveram duas rodadas de diálogo. A primeira aconteceu em janeiro, em Havana; e a segunda, em fevereiro, em Washington.

Segundo a diplomacia americana, ambas as partes “estiveram em contato desde sua última reunião em fevereiro, em Washington”.

Ainda não há uma definição sobre a duração das reuniões, mas uma fonte de alto escalão do Departamento disse à AFP que Jacobson pode estar de volta a Washington até metade da semana.

A fonte consultada pela AFP explicou que “essa terceira reunião não foi planejada, mas estava previsto que o mecanismo funcionaria desse jeito”.

Até o momento, completou, “as negociações foram conduzidas de forma profissional, cortês e respeitosa, e não há razões para que esse ambiente de diálogo mude”.

De acordo com a fonte da AFP, o avanço dos entendimentos marcha no ritmo “que estava previsto”.

“Não se pode esperar deixar para trás 50 anos de falta de confiança em um mês. Acreditamos que o ritmo até agora foi bastante bom”, acrescentou o funcionário.

Estados Unidos e Cuba surpreenderam o mundo, em 17 de dezembro passado, ao anunciar a decisão conjunta de deixar para trás meio século de tensões e iniciar o processo de restabelecimento das relações diplomáticas.

Washington manifestou seu desejo de que os dois países possam comunicar a reabertura das respectivas embaixadas antes da Cúpula das Américas, que acontece em 10 e 11 de abril, no Panamá.