EUA e Catar assinam acordo contra financiamento do terrorismo

Acordo foi fechado pelo secretário de Estado americano, Rex Tillerson, e seu colega catariano, Mohamed bin Abderrahman al Zani

Cairo – O secretário de Estado americano, Rex Tillerson, e seu colega catariano, Mohamed bin Abderrahman al Zani, assinaram nesta terça-feira no país um memorando de entendimento contra o financiamento do terrorismo, informou a televisão catariana “Al Jazeera”.

Em imagens transmitidas ao vivo, ambos assinaram o pacto sobre o qual estiveram trabalhando “desde há um ano”, explicou Tillerson.

O secretário de Estado acrescentou que este passo procura “reavivar” os acordos adotados na cúpula de Riad de 2014, desde a qual foram dados “vários passos” a favor da luta contra o terrorismo e seu financiamento.

Por sua vez, Al Zani quis destacar em uma coletiva de imprensa oferecida antes da assinatura que trata-se de um “acordo bilateral” e que não tem nada que ver com a atual crise entre o Catar e os países árabes que romperam relações diplomáticas com o emirado.

Tillerson chegou hoje ao Catar precisamente para tentar buscar uma solução à crise, que começou há mais de um mês, quando Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito e Bahrein cortaram relações diplomáticas com Doha e impuseram um bloqueio terrestre, naval e aéreo sobre o país.

O americano se mostrou satisfeito pelo encontro mantido com seu homólogo catariano e apontou que está no Golfo Pérsico para “apoiar os esforços mediadores do Kuwait”, país que está intermediando a crise.

O secretário de Estado acrescentou que na quarta-feira viajará para a Arábia Saudita para “explorar possíveis saídas”, mas que não quer que sejam geradas “expectativas” a respeito de uma resolução do conflito em breve.

Antes da sua visita, Tillerson manteve contatos com os países envolvidos na disputa e outros atores regionais, e pediu sem sucesso à Arábia Saudita e aos seus aliados que suavizassem o bloqueio, ao advertir que entorpece as operações contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s