EUA anunciam cessar-fogo no sudoeste da Síria

Confirmação se deu após EUA, Rússia e Jordânia concordarem com trégua em reunião no G20

Washington – O assessor de segurança nacional do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou neste sábado que amanhã entrará em vigor um cessar-fogo no sudoeste da Síria.

“Ao meio-dia no horário local de amanhã, uma zona de redução de tensão começará a ter lugar. Tais zonas são uma prioridade para os Estados Unidos e estamos confiantes no progresso deste acordo”, afirmou HR McMaster, assessor de segurança nacional da Casa Branca.

A confirmação se deu após EUA, Rússia e Jordânia concordarem com o cessar-fogo, em coincidência com a reunião entre Trump e seu homólogo russo, Vladimir Putin, durante a cúpula do G20.

Tanto Jordânia, como Israel expressaram sua preocupação pelo risco da escalada da violência se os enfrentamentos entre as forças aliadas ao líder sírio Bashar al Assad e outras facções se intensificarem em zonas próximas à sua fronteira.

McMaster, que não detalhou as condições do cessar-fogo, disse que Trump tratou esta tentativa de estabelecer zonas seguras dentro da Síria com a chanceler alemã, Angela Merkel, a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, e o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

“Os EUA continuam comprometidos com o fim do Estado Islâmico (EI) e em contribuir com o fim do conflito na Síria, reduzindo o sofrimento e permitindo que as pessoas voltem às suas casas. Este acordo é um importante passo nessa direção”, afirmou o assessor.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s