Estado Islâmico reivindica ataque terrorista em Barcelona

Informação foi divulgada via agência de notícias do grupo, mas ainda não foi confirmada por autoridades espanholas

São Paulo – O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) assumiu a autoria do ataque que aconteceu nesta quinta-feira em Barcelona, quando um homem dirigindo um furgão avançou contra pedestres em La Rambla, conhecido ponto turístico da capital da Catalunha.

A informação foi divulgada pelo SITE Intelligence Group, consultoria especializada no monitoramento de atividades terroristas em todo o mundo, mas ainda não foi confirmada por autoridades da Espanha.

Rita Katz, diretora da empresa, lembrou no Twitter que contas nas redes sociais associadas ao EI se manifestaram sobre ataques à Espanha nas últimas duas semanas, mas ela lembra que ainda não há evidências de ligações entre essas mensagens e os ataques desta quinta.

Ataque

Até o momento, estima-se que o ataque tenha deixado 13 mortos e ao menos 50 pessoas feridas, mas esses números devem subir nas próximas horas. A polícia já identificou o homem por trás do aluguel do veículo e divulgou ter prendido mais uma pessoa em conexão com o ato, embora não tenha divulgado os seus nomes.