Esportes de inverno querem conversa com Fifa sobre Mundial

Fifa vem buscando alternativas para datas do Mundial no Catar, já que a entidade se mostra preocupada com o forte calor no país nos meses de junho-julho

Suiça – A Associação das Federações Esportivas Internacionais de Inverno (AIOWF) convidou a Federação Internacional de Futebol (Fifa) para conversar sobre a possibilidade da entidade organizar a Copa do Mundo do Catar-2022 no inverno, informou nesta quarta-feira o presidente da associação.

Após o esqui (FIS) e o Biatlo (IBU) mostrarem preocupação com um possível Mundial durante suas próprias competições, as sete federações internacionais de esportes olímpicos de inverno se uniram para enviar uma carta ao presidente da Fifa, Joseph Blatter.

“Escrevemos a Sepp Blatter para lhe dizer que gostaríamos de saber o que está acontecendo”, explicou à AFP René Fasel, presidente da Federação internacional de hóquei no gelo (FIHG) e da AIOWF.

“Não queremos criticar, não queremos uma guerra, só queremos conversar”, insistiu o suíço.

Segundo ele, os esportes de inverno precisam ser realistas: “É impossível lutar com o rei dos esportes. Eles não vão nos perguntar se podem colocar o Mundial no mês de novembro, simplesmente vão fazê-lo”.

“Somos nós que precisamos conversar com eles para tentar encontrar uma solução. Temos que sentar e adaptar nossos horários e nossos torneios”, continuou René Fasel. “É só daqui a oito anos, tudo pode acontecer”.

A Fifa consultou a comunidade do futebol e seus patrocinadores sobre uma possível mudança nas datas da Copa do Mundo-2022 e as conclusões serão apresentadas no Comitê executivo da entidade, em dezembro de 2014.

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou recentemente que o Mundial “não aconteceria em junho-julho, mas sim entre 15 de novembro e 15 de janeiro”.

A Fifa vem buscando alternativas para as datas do Mundial no Catar, já que a entidade se mostra preocupada com o forte calor (que chega aos 50º) no país nos meses de junho-julho, quando normalmente é organizada a Copa do Mundo.