Empresa indiana desenvolve alternativa sustentável ao plástico

Ideia é remover o uso de folha de alumínio e dos plásticos mais prejudiciais

São Paulo – A empresa Roidec India Pvt Ltd Chemicals, com base em Gurgaon, na Índia, desenvolveu uma alternativa biodegradável ​​sustentável ​​para embalagens de plástico.

“O Grupo Apra, através de sua empresa do grupo Roidec tem sido capaz de desenvolver com sucesso óleo natural, elastômero à base de água, que tem potencial para mudar a face do mundo, através de suas qualidades e traços únicos que irão ajudar a criar um meio ambiente sustentável, livre do plástico”, disse a companhia em um comunicado.

É primeira vez no mundo que uma invenção cumpre todos os parâmetros para substituir a resina VMCH convencional (copolímero de PVC), pelo ROITHANE, um verniz à prova de água, que produz uma barreira à umidade e adiciona força ao papel. “Nossa visão é a de remover o uso de folha de alumínio e dos plásticos mais prejudiciais da face da terra, de modo a salvar este belo planeta de todas essas toxinas liberadas que poluem o meio ambiente”, garante a empresa.

O novo produto químico pretende revolucionar a indústria e de fato oferecer ao mundo um substituto inteiramente inovador, considerado uma alternativa de valor inestimável, para o plástico e, assim, tornar o mundo livre deste material.


Ele tem todos os requisitos principais para torná-lo um substituto às embalagens de PVC, pois cria uma barreira à umidade, acrescenta força ao papel, é um selante de calor e, mais importante, é naturalmente biodegradável.

A empresa passou dez anos pesquisando sobre esse projeto e agora está em processo de obtenção das patentes em todo o mundo.

A solução também foi testada pelo Central Institute of plastics Engineering & Technology, Chennai (CIPET), Indian Institute Of Packaging, Mumbai, e Spectro Analytical Labs Ltd, New Delhi.

A empresa ressalta a importância que a inovação pode trazer a muitos outros produtos, no que diz respeito à redução nas emissões de gases de efeito estufa e impacto das embalagens na natureza. “Não estamos apenas oferecendo soluções, mas dando um passo à frente para garantir que qualquer produto que entre no mercado global seja embalado com cuidado e amor para o desenvolvimento de um ambiente sustentável usando embalagens biodegradáveis, fazendo com que os produtos de todos os gêneros e indústrias alcancem créditos de carbono. Tornando assim um meio ambiente livre poluição.”