Dólar R$ 3,28 0,39%
Euro R$ 3,67 -0,12%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa 0,95% 63.257 pts
Pontos 63.257
Variação 0,95%
Maior Alta 5,04% SMLE3
Maior Baixa -3,99% MRFG3
Última atualização 24/05/2017 - 17:20 FONTE

Embaixador russo na Turquia é morto em ataque a tiros

As relações entre Moscou e Ancara estão abaladas há tempos em função da guerra na Síria, na qual turcos e russos apoiam lados opostos

Ancara/Moscou – O embaixador da Rússia  na Turquia foi morto a tiros em um ataque realizado dentro de uma galeria de arte em Ancara, capitalnesta segunda-feira, informou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

“Hoje em Ancara, como resultado de um ataque, o embaixador da Federação Russa na Turquia, Andrey Gennadyevich Karlov, sofreu um ferimento do qual ele morreu”, disse a repórteres a porta-voz do ministério Maria Zakharova.

“Nós consideramos o ataque como um ato terrorista”, acrescentou.

A agência de notícias turca Anadolu disse que o atirador foi “neutralizado” pouco depois do ataque, que parece apontar para um dos maiores desdobramentos do conflito sírio na Turquia.

As relações entre Moscou e Ancara estão abaladas há tempos em função da guerra na Síria, na qual turcos e russos apoiam lados opostos.

O Ministério das Relações Exteriores russo confirmou que o ataque foi realizado enquanto o embaixador fazia um discurso na abertura de uma exibição de fotos.

O jornal Hurriyet disse que forças especiais cercaram o edifício, e a rede NTV disse que três outras pessoas ficaram feridas.

Uma testemunha da Reuters disse que os barulhos de tiros duraram algum tempo depois do atentado. Um repórter do Hurriyet disse que o agressor entoava slogans islâmicos.

Rússia e Turquia estão envolvidas no conflito da Síria de lados opostos. Ancara se opõe firmemente ao presidente sírio, Bashar al-Assad, enquanto o Kremlin vem mobilizando tropas e a Força Aérea em apoio ao líder sírio.

As tensões se acentuaram nas últimas semanas, quando forças sírias auxiliadas por Moscou se empenharam em assumir o controle da parte leste da cidade de Aleppo, desencadeando uma grande leva de refugiados.

Não ficou claro de imediato quem realizou o ataque. Militantes do Estado Islâmico têm estado ativos na Turquia e empreenderam vários ataques a bomba contra alvos turcos.

Veja o vídeo do ataque contra o embaixador. Atenção: as cenas são consideradas fortes.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Fanatismo religioso matando pessoas desde… sempre!
    Indivíduos com pensamentos enlatados atrasando a humanidade, e a evolução.

    1. Rafael Appleyard

      Você gostaria que sua família toda fosse morta sem ao menos poder se proteger ? Com uma uma bomba caindo na sua casa ? Esse foi o protesto dele, a Rússia está jogando mísseis como se fosse bolinhas na Síria, milhões de inocentes morrendo.