Embaixador da UE na Turquia renuncia ao cargo após polêmica

A delegação da União Europeia na Turquia não quis se pronunciar sobre motivos ou circunstâncias da renúncia

Istambul – O embaixador da União Europeia (UE) na Turquia, Hansjörg Haber, renunciou ao cargo nesta terça-feira, confirmaram à Agência Efe fontes da legação diplomática do bloco em Ancara, capital do país.

Haber, um diplomata alemão que trabalha desde 2008 para a Comissão Europeia e que antes foi embaixador da Alemanha em Beirute e no Cairo, assumiu o posto de chefe da delegação europeia na Turquia em agosto do ano passado.

A delegação da União Europeia na Turquia não quis se pronunciar sobre motivos ou circunstâncias da renúncia.

Haber tinha sido alvo de críticas da Turquia nos últimos meses, um período de tensão entre Bruxelas e Ancara motivas pela negociação da liberação de visto para a entrada de turcos na UE e pelo acordo de readmissão de refugiados.

Em meados de maio, Haver tinha sido convocado pelo Ministério das Relações Exteriores da Turquia por citar um provérbio popular entre os turcos residentes na Alemanha, que recomenda “começar as coisas como um turco e acabá-las como um alemão”. O diplomata afirmou que foi “feito o oposto” na negociação sobre os refugiados.

O então ministro de Assuntos Europeus da Turquia, Volkan Bozkir, condenou a frase como uma “expressão humilhante”, que “não deveria ser usada por nenhum diplomata”.