Elétrico em forma de inseto da Toyota reconhece dono

O carro é quase um inseto de estimação: ele possui sensores de movimento, reconhecimento de voz e sistemas de previsão de movimento do dono

São Paulo – Você pode nunca ter pensado em dirigir um carro-inseto, mas a montadora japonesa Toyota resolveu, mesmo assim, criar um quatro-rodas que se aproxime ao máximo disso: o carro verde Smart Insect. Com portas que abrem para o alto, tamanho compacto pensado só para um ocupante e os faróis redondinhos, que lembram um olho, o visual desse carango remete rapidamente a um bichinho. Para fazer jus à vocação ecológica, o modelo é totalmente movido a eletricidade, tendo zero emissão de poluentes. Não para aí.

O carro elétrico é quase um inseto de estimação: ele possui sensores de movimento, reconhecimento de voz e sistemas de previsão de movimento do dono. Detalhe: a partida é dada automaticamente depois que o rosto do dono é reconhecido. Inclusive, o termo “Insect” justifica-se por algo que vai além da sua forma , significando “information network social electric city transporter”, algo como "transporte elétrico para a cidade ligado a uma rede de informação”. O protótipo foi apresentado no começo do mês na feira de tecnologia Ceatec Japan 2012. Veja um vídeo do YouTube com mais imagens do modelo clicando na foto ao lado (o processo de reconhecimento é mostrado a partir dos 45 segundos).

var galeriaLinkVideo = ‘

‘;