Donald Trump se reúne com presidente de Taiwan

"Durante a conversa, eles falaram dos laços próximos dos dois países na política, economia e segurança", afirmou equipe de Trump

Washington – O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, falou com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, nesta sexta-feira, no que se acredita ser o primeiro diálogo entre um presidente eleito americano e um líder taiwanês em décadas.

Certamente a conversa enfurecerá Pequim, que tenta por muito tempo bloquear qualquer relação diplomática entre os americanos e a ilha. Os líderes da China consideram Taiwanum território chinês, e não uma nação soberana.

A equipe de transição de Trump não ofereceu muitos detalhes sobre a conversa, mas disse que o republicano conversou a líder taiwanesa, “que o parabenizou”.

“Durante a conversa, eles falaram dos laços próximos dos dois países na política, economia e segurança”. “O presidente eleito Trump também parabenizou a presidente Tsai por se tornar a presidente de Taiwan no começo do ano”.

Recentemente, Tsai disse ao Wall Street Journal que Taiwan era “um país soberano e independente” mas, como as pessoas de Hong Kong, aspira “democracia, liberdade e direitos humanos”.

Membros da equipe de transição de Trump disseram que ele falou com mais de 50 líderes estrangeiros. Nesta sexta-feira, ele também faloucom os líderes do Afeganistão, Cingapura e Filipinas. Fonte: Dow Jones Newswires.