Dinamarca vai ter 100% de energia renovável até 2050

Acordo tem como objetivo cortar emissões de gases de efeito estufa em 34% até 2020

São Paulo – A Dinamarca intensificou sua meta para que toda a energia produzida pela nação seja 100% renovável até 2050. Para isso, até 2020, 35% da produção já será limpa.

O anúncio foi feito por Martin Lidegaard, ministra para Energia, Clima e Construção. Ela informou o objetivo do país em ficar independente de combustíveis fósseis, como o petróleo, e de gás. Dessa forma, o país voltaria a ser líder mundial na transição para a energia renovável.

Portanto, o acordo tem como objetivo fazer a Dinamarca cortar suas emissões de gases de efeito estufa em 34% até 2020 em comparação aos níveis de 1990, além de diminuir o consumo de energia por mais de 12% em relação a 2006.

Lidegaard também falou que para alcançar as metas de produção em energia renovável, o país vai investir em parques eólicos, redes inteligentes, biogás, entre outras inovações. Eles serão responsáveis por 50% da produção. Já para as indústrias, a soluções serão baseadas em sistemas de aquecimento e transporte.

As mudanças no sistema do país vão oferecer mais segurança à população. Lidegaard também justificou que com 100% de energia renovável, o país reduz sua dependência sobre os preços abusivos do petróleo e do carvão.