Dólar R$ 3,27 -0,54%
Euro R$ 3,65 0,07%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa 1,36% 64.085 pts
Pontos 64.085
Variação 1,36%
Maior Alta 4,89% RADL3
Maior Baixa -6,09% JBSS3
Última atualização 26/05/2017 - 17:20 FONTE

Democratas bloqueiam nomeação de indicado por Trump ao Supremo

Com 55 senadores a favor e 44 contra, Gorsuch não atingiu os 60 votos necessários segundo o regulamento da Câmara Alta

Washington – A oposição democrata no Senado dos Estados Unidos conseguiu nesta quinta-feira bloquear a nomeação de Neil Gorsuch, o juiz escolhido pelo presidente Donald Trump para ocupar a vaga vitalícia no Supremo Tribunal.

Com 55 senadores a favor e 44 contra, Gorsuch não atingiu os 60 votos necessários segundo o regulamento da Câmara Alta para aprovar os juízes do Supremo Tribunal.

Esta vitória dos democratas, no entanto, é momentânea, já que os republicanos têm intenção de mudar as normas do Senado para permitir a nomeação de Gorsuch com uma minoria simples de 51 votos, uma tática conhecida como “opção nuclear”, algo sem precedentes na aprovação de um juiz para o Supremo.

A manobra dos democratas corresponde à negativa dos republicanos a submeter à votação o juiz nomeado pelo ex-presidente Barack Obama em março de 2016 quando abriu uma vaga.

Obama nomeou o juiz Merrick Garland para ocupar o lugar vago após a morte do conservador Antonin Scalia, mas os republicanos, com maioria no Senado, se negaram a realizar uma audiência para estudar sua candidatura durante uma cifra recorde de 293 dias com o argumento de que não tinha sentido aprová-la em ano eleitoral.

Antes de chegar à votação de hoje, o senador democrata Jeff Merkley deu um discurso que durou mais de 15 horas entre terça-feira e quarta-feira no plenário da Câmara Alta no marco das manobras de “filibusterismo” da oposição para atrasar o voto de Gorsuch.

Quando os republicanos ativarem hoje a “opção nuclear”, haverá outras 30 horas de debate, pelo qual espera-se que, apesar dos esforços dos democratas, na sexta-feira ocorra a confirmação final de Gorsuch por maioria simples.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s