Condoleezza Rice é favorita à vice-presidência de Romney

O blog afirma que Romney reduziu sua lista de possíveis "número dois" a poucos nomes

Washington – A americana Condoleezza Rice, ex-secretária de Estado do país, é apontada como uma das favoritas à vice-presidência do republicano Mitt Romney, segundo o blog conservador “Drudge Report”.

O blog afirma que Romney reduziu sua lista de possíveis “número dois” a poucos nomes. O de Rice, a primeira afro-americana a liderar o Departamento de Estado, está “nos lugares mais altos dessa lista”.

Além disso, o blog afirma, de acordo com suas fontes, que o anúncio sobre o nome do candidato a vice-presidência deve ser feito nas “próximas semanas”.

No final do mês de agosto, será realizada, em Tampa (estado da Flórida), uma convenção republicana na qual os delegados do partido devem eleger oficialmente Romney como candidato à presidência. Há expectativa que o nome vice também seja revelado.

No mês passado, em entrevista à “CBS”, Rice negou que tivesse interesse em ser vice-presidente de Romney. Em outra entrevista, concedida em janeiro à “CNN”, declarou igualmente que não se via “na corrida pela Casa Branca”, mesmo porque suas opiniões sobre imigração e aborto confrontam com as do ex-governador de Massachusetts.

No passado, Rice se mostrou “moderadamente” a favor de que as mulheres possam decidir se querem abortar ou não, enquanto Romney deixou claro que seu vice-presidente será uma pessoa contrária ao aborto.

Rice foi chefe da diplomacia americana, entre 2005 e 2009, ao lado do presidente George W. Bush, e conta com grande apoio dos republicanos, embora o time de Romney não pareça simpatizar muito com ela.

Segundo o “Drudge Report”, uma das razões que levaram a Rice à lista de favoritos é que a ex-secretaria de Estado conquistou filiados e doadores de campanha em um evento eleitoral de Romney, em Utah.

Rice teve um papel mais ativo na campanha eleitoral nas últimas semanas e pediu a seus simpatizantes que coloquem a “casa em ordem”, já que em 2012 “é um ano-chave para os Estados Unidos“.

Sarah Palin, candidata republicana a vice-presidência em 2008, foi a primeira a apoiar publicamente a possibilidade de Rice ser a mão direita de Romney, já que “com segurança tem mais experiência que nosso atual presidente (Barack Obama)”.