Como será o maior parque urbano dos EUA

Parque em construção no Texas terá mais de 10 vezes o tamanho do Central Park em Nova York

São Paulo – Mundialmente famoso pelo folclore dos cowboys, o estado americano do Texas deve ganhar uma nova fama — o de lar do maior parque urbano dos Estados Unidos.

As obras do chamado “Trinity River Park” começaram este ano na cidade de Dallas e vão abranger uma área dez vezes maior do que a do Central Park em Nova York, a um custo estimado de 250 milhões de dólares.

Fruto de uma parceria público-privada, o projeto do parque prevê a criação de florestas, gramados, playgrounds, trilhas para correr e andar de bicicleta, e até um campo de golfe, ao longo das margens do Rio Trinity, um dos maiores dos Estados Unidos, que atravessa a cidade.

dallas2

(Michael van Valkenburgh Associates/Reprodução)

Além de tornar a cidade mais verde, o parque vai ajudar a reduzir as enchentes que costumam castigar a região, especialmente durante as temporadas de tornados.

O parque também vai ao encontro de um desejo antigo da prefeitura local,  de conectar a parte mais pobre da cidade, ao sul, com a mais rica, ao norte.

Todo o projeto é assinado pela empresa de arquitetura paisagística Michael van Valkenburgh Associates, de Nova York.

dallas3

(Michael van Valkenburgh Associates/Reprodução)

Curiosamente, o futuro maior parque do país não tem chamado muita atenção dos moradores locais. Isso porque,  segundo o jornal DallasNews, para facilitar a construção do empreendimento, a prefeitura  repartiu o projeto em três partes gerenciáveis de forma distinta, ao invés de fazer um único projeto.

O resultado da união das partes, porém,  será monumental.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. arthur bezerra

    Aqui, ia ficar cheio de assaltantes.