Comércio mundial cresceu 17% no 4º trimestre de 2010

De acordo com a OMC, os mercados emergentes continuam operando como propulsores do comércio internacional

Genebra – O valor do comércio mundial de mercadorias aumentou 17% no quarto trimestre de 2010 em comparação com o mesmo período do ano anterior, impulsionado pelas potências emergentes e com destaque para o Brasil, informa a Organização Mundial do Comércio (OMC). Os dados sinalizam que o valor do comércio voltou aos níveis anteriores à crise financeira internacional.

De acordo com a OMC, os mercados emergentes continuam operando como propulsores do comércio internacional. As exportações brasileiras aumentaram 38% entre o quarto trimestre de 2009 e o mesmo período do ano seguinte. A Índia exportou 28% a mais no período analisado e a China, 25%.

Com aumento de 18% entre os quartos trimestres de 2009 e 2010, as exportações dos Estados Unidos tiveram um desempenho próximo da média. As exportações da Europa, por sua vez, aumentaram apenas 10% no período avaliado.

Os dados de dezembro indicam uma tendência positiva, segundo a OMC. Apesar de o valor do comércio de mercadorias ter diminuído na comparação mensal com novembro, “o volume acumulado do fim do ano está acima do nível pré-crise de dezembro de 2008”, avalia a organização. As informações são da Dow Jones.