China cresce menos; Putin demite…

O sarcasmo de Trump

Depois de causar tumulto ao dizer que Barack Obama e Hillary Clinton eram cofundadores do grupo terrorista Estado Islâmico, o presidenciável republicano Donald Trump foi ao Twitter afirmar que estava sendo irônico. Para Trump, a saída das tropas americanas do Iraque fez com que o Isis ganhasse força no país. “Eles não entendem sarcasmo?”, disse, criticando a rede de televisão CNN por repercutir a declaração.

Sem burca na França

Nas praias do município de Cannes, no sul da França, os chamados burquínis — burcas adaptadas com tecidos mais leves e com menos camadas para uso no verão — estão oficialmente proibidos até 31 de agosto. Ao comentar a polêmica medida nesta sexta-feira, o prefeito local, David Lisnard, disse que a medida foi tomada num contexto de “estado de emergência” e visa impedir “distúrbios de ordem pública” diante do cenário turbulento na França, vítima de diferentes ataques terroristas nos últimos meses. A multa para quem violar a proibição é de 38 euros.

Fronteiras abertas 

Fechada há quase um ano por decisão dos venezuelanos — após um conflito que deixou militares do país feridos —, a fronteira terrestre entre Colômbia e Venezuela será reaberta neste sábado, conforme anunciaram os presidentes Juan Manuel Santos e Nicolás Maduro após uma reunião na cidade venezuelana de Puerto Ordaz. A passagem será aberta de forma gradual e funcionará apenas ao longo do dia e para pedestres num primeiro momento.

Putin demite ministro

O presidente russo Vladimir Putin demitiu nesta sexta-feira seu chefe de gabinete, Sergei Ivanov. No cargo desde 2011, Ivanov é um dos aliados mais próximos de Putin, e a notícia pegou a todos de surpresa. Segundo entrevista do presidente a uma emissora de TV local, Ivanov teria pedido para deixar o cargo. Também nesta sexta-feira as Forças Armadas russas anunciaram o envio de mísseis aéreos de defesa para a Crimeia, durante uma nova escalada de tensões na região que até 2014 pertencia à Ucrânia. A agência russa de inteligência afirmou nesta semana que havia detectado um plano para uma possível intervenção militar ucraniana na Crimeia.

FMI: China crescerá menos

O outrora astronômico crescimento chinês — que passou de 10% em 2010 — deve desacelerar fortemente nos próximos cinco anos: segundo relatório do FMI divulgado nesta sexta-feira, o PIB do país deve ser menor do que 6% em 2020. Embora a previsão de alta de 6,6% para este ano seja maior até mesmo do que o esperado pelo próprio governo chinês, a China enfrenta desafios como desaceleração do investimento privado e queda na demanda externa, segundo o FMI. Por outro lado, o relatório elogia o fato de que a economia vem crescendo no setor de serviços e que o consumo interno vem aumentando.

Milhões gastos no Pokémon

Para quem tinha dúvidas se o imenso número de usuários do game de realidade aumentada Pokémon Go estaria disposto a gastar no aplicativo, uma pesquisa da SensorTower mostrou que cerca de 268 milhões de dólares foram arrecadados ao redor do mundo apenas nas cinco primeiras semanas de vida do game. À medida que o game é lançado em outros países, o valor deverá chegar a 1 bilhão em breve. Segundo o instituto de pesquisas YouGov, um em cada cinco jogadores já gastou dinheiro no jogo, lançado no Brasil. O lucro é sete vezes maior do que o obtido por outro famoso jogo para celulares, o Candy Crush, após seu lançamento em 2014.

Microsoft: streaming no XBox

Visandoa adicionar novas funcionalidades ao XBox, sua plataforma de games, a empresa de tecnologia Microsoft anunciou a compra do serviço de streaming Beam, que permite que usuários assistindo a um jogo de videogame interajam com o jogador. Os valores da transação com a Microsoft não foram revelados. No ano passado, a Amazon pagou 1 bilhão para adquirir outra plataforma de streaming, o Twitch, enquanto o YouTube, do Google, também passou a oferecer um serviço semelhante para transmissão de games.