China aumentará orçamento militar em cerca de 10%

Estimativa, antecipada pela porta-voz da Assembleia Nacional Popular (ANP) Fu Ying, será revelada com mais detalhes na quinta-feira

Pequim – O orçamento de Defesa da China aumentará em torno de 10% este ano, segundo um alto dirigente do Parlamento, uma nova alta de dois dígitos, que mostra as ambições militares de Pequim.

A estimativa, antecipada pela porta-voz da Assembleia Nacional Popular (ANP) Fu Ying, será revelada com mais detalhes na quinta-feira.

Com o objetivo de confirmar seu status de potência na cena política asiática e mundial, Pequim aumenta de forma acelerada seus gastos militares, que já cresceram 11,2% em 2012, 10,7% em 2013 e 12,2% em 2014.

O orçamento de defesa chinês é o segundo mais elevado do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, mas os especialistas ocidentais acreditam que o gasto real de Pequim ultrapassa em muito as quantias oficiais.

O Pentágono acredita que a China gastou em 2012 entre 135 e 215 bilhões de dólares em seu Exército, o maior do mundo, com 2,3 milhões de soldados.