Chanceleres da Rússia e dos EUA se reunirão na Alemanha

Esta será a primeira reunião entre os dois ministros desde a chegada de Donald Trump ao Salão Oval da Casa Branca

Moscou – O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, se reunirá na próxima quinta-feira com seu equivalente dos Estados Unidos, Rex Tillerson, durante a reunião ministerial do G20 que será realizada na cidade de Bonn, na Alemanha, anunciou nesta quarta-feira a porta-voz da Chancelaria russa, Maria Zakharova.

“No dia 16 de fevereiro em Bonn está prevista a reunião (de Lavrov) com o secretário de Estado americano, Rex Tillerson”, disse Zakharova em entrevista coletiva.

Esta será a primeira reunião entre os dois ministros desde a nomeação de Tillerson como chefe da diplomacia americana e a chegada de Donald Trump ao Salão Oval da Casa Branca.

Também será a primeira viagem oficial de Tillerson, que foi acusado nos EUA de ter vínculos próximos e inclusive uma relação de amizade com o presidente russo Vladimir Putin.

A reunião ocorrerá em um momento de crise interna no governo Trump por causa da renúncia do conselheiro de segurança nacional, Michael Flynn, após a veiculação de informações de que ele mentiu para integrantes do alto escalão da Casa Branca sobre seus contatos com a Rússia antes da chegada do magnata ao poder.

Além disso, o jornal “The New York Times” assegurou ontem que assessores da campanha presidencial de Trump e outros de seus colaboradores mais próximos mantiveram “reiterados contatos” com agentes da inteligência russa durante o ano anterior às eleições à Casa Branca.

A relação da campanha de Trump com a Rússia de Vladimir Putin esteve presente o tempo todo nas eleições americanas, já que os democratas consideram que o Kremlin tentou ajudar o magnata a chegar ao poder com ciberataques.

A informação publicada pelo jornal nova-iorquino faz parte da investigação conduzida pelo FBI (a polícia federal investigativa dos EUA) sobre os vínculos entre os assessores de Trump e o Kremlin, e sobre os ciberataques contra o Partido Democrata e a campanha de Hillary Clinton.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s