Dólar R$ 3,27 -0,54%
Euro R$ 3,65 -0,46%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa 1,36% 64.085 pts
Pontos 64.085
Variação 1,36%
Maior Alta 4,89% RADL3
Maior Baixa -6,09% JBSS3
Última atualização 26/05/2017 - 17:14 FONTE

Cessar-fogo na Síria é “grande conquista”, diz Irã

Trégua foi aprovada "pelas principais forças" da rebelião apoiadas pela Turquia, mas exclui os grupos "terroristas" como o Estado Islâmico

O cessar-fogo na Síria entre o regime e os rebeldes é uma “grande conquista”, afirmou o ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif.

“O cessar-fogo na Síria é uma grande conquista” sobre a qual é preciso “avançar atacando as raízes do terror extremista”, disse Zarif em sua conta no Twitter.

Zarif teve uma conversa por telefone com o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, para falar do cessar-fogo, indicou, por sua vez, a agência de notícias IRNA.

“Comemoraram o cessar-fogo em todo o território da Síria e insistiram na luta contra o terrorismo, os grupos Estado Islâmico (EI) e Al Nusra e seus aliados”, informou a agência IRNA.

Além disso, Lavrov e Zarif entraram em acordo para “continuar as consultas e a coordenação no âmbito do acordo tripartite entre Turquia, Irã e Rússia visando as negociações entre o governo e os rebeldes no Cazaquistão” em janeiro, indicou a agência.

Segundo a Rússia, que junto ao Irã apoia o governo do presidente sírio Bashar al-Assad, o cessar-fogo foi aprovado “pelas principais forças” da rebelião apoiadas pela Turquia, mas exclui os grupos “terroristas” como o Estado Islâmico (EI).