Dólar R$ 3,28 0,12%
Euro R$ 3,67 0,13%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa -0,05% 63.227 pts
Pontos 63.227
Variação -0,05%
Maior Alta 22,54% JBSS3
Maior Baixa -4,09% CYRE3
Última atualização 25/05/2017 - 17:21 FONTE

Biodiversidade cai em áreas de proteção de florestas

Estudo apontou que metade das áreas protegidas de florestas tropicais do mundo está sofrendo um declínio significativo em sua biodiversidade

São Paulo – O estudo Evitando o Colapso da Biodiversidade em Áreas Protegidas de Florestas Tropicais, publicado na edição desta semana da revista Nature, apontou que, apesar de terem sido criadas com a intenção de preservar a fauna e flora, metade das áreas protegidas de florestas tropicais do mundo está sofrendo um declínio significativo em sua biodiversidade.

O fenômeno, no entanto, não pode ser atribuído à falta de proteção nesses locais, já que, de acordo com a pesquisa, os esforços de preservação aumentaram significativamente nas reservas de florestas tropicais nas últimas três décadas. O fato levou os cientistas a concluir que o problema está na falta de atenção dada ao entorno das áreas de proteção.

Segundo o estudo, as atividades de caça, exploração e perturbação do habitat natural que acontecem ao redor das reservas afeta significativamente as espécies de animais e plantas que vivem dentro dela, revelando que a conservação da biodiversidade depende de ações maiores que a salvaguarda das reservas.

Para chegar a tais conclusões, a pesquisa Evitando o Colapso da Biodiversidade em Áreas Protegidas de Florestas Tropicais, liderada pelo pesquisador William Laurance, analisou o comportamento de 60 áreas de proteção de florestas tropicais ao redor do mundo nos últimos 20 ou 30 anos.