Baleias morrem encalhadas por causa de maré baixa na Flórida

Pelo menos quatro baleias morreram e outras 30 ficaram encalhadas em uma praia no sul da Flórida

Miami – Pelo menos quatro baleias morreram e outras 30 ficaram encalhadas em uma praia no sul da Flórida, em uma área do Parque Nacional dos Everglades nesta quarta-feira.

Várias cadeias de televisão dos Estados Unidos mostraram ao vivo imagens do grupo de baleias, pegas pela maré baixa e “confusas” ao não conseguirem escapar para águas mais profundas.

As equipes de resgate do Parque dos Everglades, com quatro embarcações e uma tripulação de 15 pessoas, estão tentando manter as baleias vivas até que chegue a maré alta.

A emissora “NBC” em Miami destacou que os animais foram vistos pela primeira vez na tarde de terça-feira. Desde então trabalhadores da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica conseguiram devolver à água pelo menos seis baleias que tinham ficado encalhadas na areia, mas outras quatro morreram.

Um porta-voz das equipes de resgate declarou que “não é raro” ver baleias em águas pouco profundas, mas acrescentou que a maré baixa torna “ainda mais difícil” devolvê-las para o alto-mar.

O principal desafio será manter as baleias úmidas e frias enquanto a temperatura sobe ao longo do dia.