Autoridades japonesas confirmam que mortos por terremoto já são 2.414

Acredita-se que o número final de vítimas pode ser muito maior, já que alguns municípios afetados informaram que há milhares de desaparecidos

Tóquio – As autoridades japonesas aumentaram nesta terça-feira (horário local) para 2.414 o número de mortos pelo terremoto e pelo tsunami que atingiram o país na sexta-feira.

No entanto, acredita-se que o número final de vítimas pode ser muito maior, já que alguns municípios afetados informaram que há milhares de desaparecidos.

Desde sexta-feira, 9,5 mil moradores de Minamisanriku, a metade da população da província de Miyagi, que foi arrasada pelo tsunami, continuam desaparecidos, embora também não se descarte que eles tenham se refugiado em cidades próximas.

No litoral dessa mesma província, foram encontrados cerca de 2 mil corpos, e outros 200 ou 300 foram achados em sua capital, Sendai, segundo a agência “Kyodo”.

Também não se sabe o paradeiro de 8 mil moradores da região litorânea de Otsuchi, na província de Iwate.

Cerca de 100 mil militares japoneses, ajudados por voluntários estrangeiros especialistas em salvamento, continuam na busca por sobreviventes que possam estar soterrados.