Ato contra união gay leva milhares às ruas na França

De acordo com o grupo que organizou o protesto, o ato contou com participação de 200 mil pessoas, enquanto as autoridades apontam 24 mil manifestantes

Paris — Uma manifestação contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo tomou as ruas de Paris neste domingo, como forma de influir nas próximas eleições para presidente da França, que neste momento está na fase de escolha de candidatos pelos partidos.

De acordo com o grupo que organizou o protesto, o ato contou com participação de 200 mil pessoas, enquanto as autoridades locais aponta para a presença de 24 mil manifestantes.

Atualmente, os partidos de centro e direita estão em meio as primárias para escolher o candidato presidencial. A grande maioria dos postulantes, no entanto, se posicionou contra a lei de 2013 que autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo, algo que foi cobrado hoje.

O único que defendeu abertamente a derrubada da lei nas primárias conservadoras foi o democrata-cristão Jean-Frédéric Poisson, que, segundo as pesquisas já realizadas, é o que menos tem intenções de voto para o pleito. EFE