As imagens do terremoto que matou dezenas na Indonésia

A Indonésia é particularmente vulnerável a tremores de terra, pois fica sobre o Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica

São Paulo – Pelo menos 97 pessoas morreram e centenas ficaram feridas em Sumatra, na Indonésia, depois que um forte terremoto levou ao chão dezenas de edifícios na manhã desta quarta-feira.

O abalo de 6,5 graus na escala Richter ocorreu às 5h03 locais (20h03 em Brasília) na cidade de Pidie Jaya, localizada a 120 km da província de Aceh, no extremo norte da ilha, epicentro do terremoto, informou o Serviço Geológico dos EUA.

indonesia7

(ntara Foto/ Irwansyah Putra/Reuters)

Ele durou cerca de três minutos e foi seguido por outros cinco tremores de menor intensidade. As  autoridades de resgate temem que muitas pessoas ainda estejam presas sob os escombros das construções e trabalham intensamente para encontrar sobreviventes.

Pessoas vasculham escombro em Aceh, Indonesia

(Nunu Husien/Reuters)

Ao menos 1.500 pessoas, metade delas militares, estão envolvidas nos resgates. Devido à imensa quantidade de feridos (cerca de 500 até o momento), o atendimento médico nos hospitais locais está em situação precária.

indonesia6

(Antara Foto/Irwansyah Putra/Reuters)

Apesar do forte terremoto, nenhum alerta de tsunami foi emitido. A região do tremor é a mesma onde em 2004 um terremoto de mais de 9 graus na escala Richter formou um tsunami no Oceano Índico que matou cerca de 230.000 pessoas.

indonesia9

(Stringer/Getty Images)

A Indonésia é particularmente vulnerável a tremores de terra, pois fica sobre o Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica e que, por ano, é abalada por cerca de 7.000 tremores.

Pessoas andam próximas a mesquita destruída após terremoto na Indonésia no dia 07/12/2016

People walk near a collapsed mosque following an earthquake in Meuredu, Pidie Jaya in the northern province of Aceh, Indonesia December 7, 2016 in this photo taken by Antara Foto. Antara Foto/ Irwansyah Putra/via REUTERS ATTENTION EDITORS – THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. FOR EDITORIAL USE ONLY. MANDATORY CREDIT. INDONESIA OUT. TPX IMAGES OF THE DAY (Antara Foto/Irwansyah Putra/Reuters)

Este vídeo amador publicado no Youtube dá a dimensão do estrago provocado pelo terremoto nesta quarta-feira: