Após morte de saudita, Elizabeth II é a monarca mais velha

Aos 88 anos, a rainha da Inglaterra se transformou na monarca reinante mais velha do mundo

Londres – A rainha Elizabeth II, de 88 anos, se transformou na monarca reinante mais velha do mundo, após a morte nesta quinta-feira do rei saudita Abdullah bin Abdul Aziz.

O monarca saudita morreu por volta de 1h (horário local, 20h de quinta-feira em Brasília) em Riad, aos 90 anos de idade, após sofrer uma pneumonia, informou a casa real em comunicado.

Elizabeth II, que chegou ao trono em 1952 após a morte de seu pai, George VI, supera em idade o sultão da Malásia, Abdul-Halim Muadzan, e o rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, ambos de 87 anos.

A chefe de Estado britânica completará 89 anos em abril próximo, após ter comemorado seu Jubileu de Diamante – 60 anos de reinado – em 2012.

Casada há 67 anos com Philip, duque de Edimburgo, Elizabeth II tem quatro filhos, dos quais seu primogênito, o príncipe Charles, de 66 anos, é seu herdeiro.

Elizabeth II é a monarca mais velha da história do Reino Unido, pois sua tataravó a rainha Vitória (1819-1901) viveu até os 81 anos.

No entanto, Vitória ostenta o recorde da monarca britânica com mais anos de reinado, com um total de mais de 63 anos, um marco que a atual soberana baterá, se continuar reinando até então, em 9 de setembro deste ano, segundo cálculos do palácio de Buckingham.