Aparelho ecológico carrega gadgets com o calor da panela

O aparelho é responsável por converter o calor produzido no cozimento de alimentos, por aquecedores e outras fontes, em energia elétrica utilizável

São Paulo – O designer iraniano Ardavan Mirhosseini criou uma forma de carregar a bateria do smartphone no calor de uma panela enquanto prepara sua comida. O aparelho sustentável se chama EcoCharge.

Além de ser bom para o meio ambiente, o aparelho é portátil. Ele consegue carregar a bateria dos gadgets com ajuda da energia térmica. Para isso, o sistema aproveita o calor desperdiçado nas tarefas diárias de uma residência.

O EcoCharge usa módulos de um gerador termoelétrico. É ele o responsável por converter o calor produzido no cozimento de alimentos, por aquecedores e outras fontes, em energia elétrica utilizável.

Para abastecer os gadgets, uma face magnética flexível é fixada em uma superfície metálica, que passa a energia por condução. Há também uma tela OLED no equipamento. Ela consome menos energia do que o LCD, Plasma e LED.

Além dessas características, o EcoCharge é mais leve, fino, reproduz cores mais naturais e permite o acompanhamento da recarga. Assim, é possível observar a eficiência da condução nas superfícies.